segunda-feira, 23 de novembro de 2009

“Butão: O Reino da Felicidade” - nova série do Jornal da Record
Âncora mostra tradições butanesas



A partir desta segunda-feira (23), às 20h, o Jornal da Record leva ao ar uma nova série de reportagens especiais assinadas por Ana Paula Padrão. “Butão - O Reino da Felicidade” vai abordar os hábitos e as tradições butanesas, desde a típica culinária à vida social. Como chegar neste país encravado nas montanhas do Himalaia, vizinho da China e da Índia, e que até os anos 80 não permitia a entrada de turistas?

Recentemente, o Butão ganhou visibilidade internacional ao criar o F.I.B. - conceito de Felicidade Interna Bruta, em oposição ao PIB (Produto Interno Bruto). A âncora do Jornal da Record entrevistou os butaneses para saber o que, para eles, é a felicidade. Ana Paula Padrão vai mostrar como a igualdade entre homens e mulheres faz parte do dia a dia dos habitantes do Butão. Os telespectadores também vão saber como os butaneses lidam com assuntos polêmicos, como sexo e drogas, e qual o grau de liberdade das mulheres do país.

A série terá também reportagens sobre a culinária do Butão, com seus pratos extremamente apimentados, e também aponta os melhores passeios feitos pelos turistas.

“Quem foi, não esquece. Conhecer um país que nunca foi colonizado ou conquistado, e que, além disso, nunca se abriu para o mundo, é conhecer uma cultura muito particular. O exotismo é sua marca mais forte. A começar pelo traje nacional! Sim, no Butão a roupa típica é obrigatória. Todas as mulheres usam a Khira, um pedaço de tecido amarrado ao corpo. E todos os homens usam o Gho, uma espécie de robe. E assim, de saia, eles desempenham todas as tarefas do dia a dia: a colheita do arroz, por exemplo, e os indispensáveis torneios de arco e flecha! É o esporte nacional”, conta Ana Paula Padrão.

A série vai ao ar até o próximo sábado (28) no Jornal da Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário