quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Câmera Record encontra homens primitivos na Oceania
Equipe viaja para um dos lugares mais remotos do planeta
 

Na noite desta sexta-feira (16), às 23h, o programa exibe imagens exclusivas de seres humanos que até pouco tempo eram canibais. A equipe do Câmera Record viajou ao outro lado do mundo, rumo a um território inexplorado: Vanuatu, um dos lugares mais remotos do planeta. Uma jornada marcada por perigos e o registro de um ritual macabro.

Em meio às ilhas paradisíacas da Oceania, esconde-se uma tribo conhecida por um costume assustador: comer carne humana. Há apenas vinte anos, os “Small Nambas” ainda tinham este hábito. Foi atrás deste povo que os repórteres da Record se aventuraram.

Encontrar a tribo é uma missão que exige disciplina, paciência e uma enorme dose de esforço físico. São horas de voo sobre o Oceano Pacífico, quilômetros e quilômetros por estradas esburacadas, cheias de lama, caminhadas que duram um dia inteiro e tempestades em alto-mar. No lugar mais atingido por tsunamis em todo o planeta, a equipe do Câmera Record enfrenta águas agitadas a bordo de um pequeno bote. Depois de mais de 40 horas de viagem, eles chegam ao destino.

Acomodações precárias e comida racionada. Os telespectadores da Record vão acompanhar uma incansável busca pelos homens da floresta. Ariscos, eles não reagem bem ao contato de estranhos.

Os repórteres tiveram acesso exclusivo a um ritual secreto e macabro. Após muita negociação, os chefes da tribo autorizaram a captação de imagens de um ritual de sacrifício de seres humanos.

Medo e tradição se confundem. Por que estes homens conservam o crânio dos seus mortos? Isolados de tudo e de todos pela mata fechada, os “Small Nambas” cultivam até hoje tradições milenares. Uma cultura repleta de ritos, do nascimento até a morte.

Os repórteres do Câmera Record mostram imagens da comunidade que silencia as mulheres e exige coragem dos homens. Os telespectadores vão ver o momento em que os “Small Nambas” ameaçam interromper a reportagem, no meio de uma cerimônia.

Como vivem estes homens tão primitivos? Por que preservam até hoje estes costumes selvagens? Uma expedição repleta de perigos do outro lado do mundo.

Apresentado por Marcos Hummel, o Câmera Record vai ao ar nesta sexta-feira (16), às 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário