terça-feira, 20 de outubro de 2009

Novo helicóptero da Record tem tecnologia 100% HD



O Jornalismo da Record em São Paulo tem agora uma ferramenta de alta tecnologia que deixará a cobertura mais ágil e dinâmica: um novo helicóptero preparado para a transmissão de imagens 100% em alta definição.



O modelo Esquilo foi totalmente adaptado para o padrão das mais importantes emissoras do mundo, com equipamentos digitais e tudo o que há de mais moderno em tecnologia. Uma verdadeira central de produção jornalística.


O repórter fica posicionado nos bancos traseiros com duas câmeras direcionadas para ele. Na cauda mais duas câmeras. Na lateral, embaixo do helicóptero, há uma câmera especial. Antigamente esta câmera era posicionada na parte dianteira, o que limitava o ângulo de captação em relação ao esqui. Agora foi deslocada para a lateral com o auxílio de um varão proporcionando um ângulo de 360 graus.


Ainda na parte interna da aeronave foi instalada uma ilha de edição completa. A mesa de corte seleciona qualquer uma das cenas gravadas pelas câmeras do helicóptero ou mesmo imagens gravadas em solo por outras câmeras. Para isso, entra em ação a frota de motolinks da emissora (motocicletas totalmente adaptadas que geram vídeo e áudio para o helicóptero). Com um detalhe: a aeronave pode receber imagens de duas motolinks ao mesmo tempo, de pontos diferentes da cidade.


Esta tecnologia permite aumentar a aproximação 160 vezes sem perder a qualidade da imagem. Anteriormente, em uma altura menor, a imagem identificava e enchia a tela somente com os números da placa de um carro. Hoje o equipamento pode mostrar nitidamente a tarjeta com o nome da cidade que o carro é cadastrado.

Hora de voar. Faça sol ou faça chuva, desde que as autoridades permitam, a supermáquina da Record vai estar no ar, a 200 km/h. Assim será possível chegar a qualquer ponto de São Paulo em 10 minutos.


Para cobrir um acontecimento o novo helicóptero tem autonomia para sobrevoar o local por até três horas. Graças ao equipamento digital, a aeronave paira numa altura maior que o normal, facilitando o trabalho jornalístico e diminuindo o ruído na transmissão.


As imagens captadas são enviadas por microondas digitais em HD, direto para as torres da Record, posicionadas em dois pontos da cidade: Jaraguá e Avenida Paulista. O sistema é rastreado via GPS. Assim não há mais aquela conhecida variação no sinal que atrapalhava a narração do acontecimento. Uma imagem perfeita com áudio e vídeo 100% limpo o tempo todo.


O novo helicóptero da Record terá o compromisso de levar informação de qualidade, de todos os pontos de vista, ao vivo, de forma rápida e instantânea, com a qualidade que é a marca do Jornalismo da Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário