segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mentes fora de controle



Agressividade. Surtos. Delírios. Abandonados pela sociedade e ignorados pela própria família. O Repórter Record desta semana traz à tona uma realidade esquecida. Como vivem os doentes mentais enclausurados nos manicômios?



Como identificar um psicopata? Frios, manipuladores, incapazes de desenvolver qualquer sentimento. Nossos repórteres mostram a história do jovem que, aos 21 anos, fingiu uma tentativa de suicídio para chamar a atenção dos familiares. Hoje, precisa enfrentar uma batalha diária contra os próprios impulsos.

A reforma manicomial, feita em 2001, proíbe que doentes fiquem internados por tempo indeterminado. Nossa equipe foi a hospitais psiquiátricos, investigar se as mudanças saíram ou não do papel. Como é o tratamento dado aos pacientes? A convivência pacífica entre internos violentos é possível?

Doentes mentais devem ser punidos como criminosos comuns? Nossa equipe visitou hospitais de custódia. Muitos dos internos já pagaram o que deviam à Justiça e poderiam estar nas ruas, mas, rejeitados pelos parentes não têm para onde ir. Esperam a morte dentro do manicômio.

Loucos ou simplesmente sem escrúpulos? Você vai conhecer o dia-a-dia da psiquiatra forense responsável por identificar psicopatas. Um trabalho perigoso e controverso. Um surto psicótico pode justificar um crime?

E ainda:o dilema enfrentado por seu José. Sem ter a quem recorrer, ele decidiu enjaular as três filhas. Todas já têm mais de trinta anos de idade, mas agem como crianças. Os distúrbios de comportamento, delírios e agressividade tornam impossível qualquer contato com o ambiente externo.

Excluídos do mundo, condenados para sempre pela insanidade e o abandono. No Repórter Record, nesta segunda-feira, às 23h15.



Nenhum comentário:

Postar um comentário